terça-feira, dezembro 31, 2013

Boas Festas e um Ano de 2014 sem Coelhos irrevogáveis ...


quinta-feira, dezembro 26, 2013

Passos Coelho no "País das Maravilhas", onde a miséria grassa!

Boa noite!

Ontem, dia de Natal, o país ouviu deliciado de amargura o nosso Primeiro-Ministro, Passos Coelho, falou de um país em que não me identifico, assim como a maioria dos expuliados de Portugal, onde o desemprego ronda os 17%, onde os portugueses que se encontram na miséria e que para viverem condignamente têm de recorrer ás IPSS deste país como se recorressem ás tão afamadas "sopas dos pobres" do tempo do Estado Novo de Oliveira Salazar.

Estes "Pacheco" que enganando o Povo trabalhador que já no tempo de Sócrates, não o da antiga Grécia, mas o tal que agora é comentador de politica na TV estatal, e que tão grande adepto foi da Terceira Via, já uma desvirtuação do Liberalismo, ou seja, já paredes meias com o neoliberalismo de Passos Coelho.

Mas voltemos ao "País das Maravilhas", não, não é o da Alice, é mesmo o de Passos Coelho onde eu não me considero conseguir encontrar lugar para viver sem protestar contra a forma como ele procura, e conseguiu provocar alguma divisão entre trabalhadores do sector público, funcionalismo público, e os trabalhadores do privado, todos os dias se ouvem comentadores mais ou menos conectados com esta direita neoliberal ou mesmo comentadores "anónimos", diria mais partidários do grupo de vigaristas do PSD/CDS-PP que venderam nas legislativas, o tal "País das Maravilhas", que os levaram ao poder para em maioria governarem como se em ditadura estivessemos, a única diferença é que em 2015 haverá novas eleições, mas até lá muito mal á nossa economia e á vida de um povo que atingiu o seu maior expoente em educação no final do século XX e inicio do XXI, para agora deitarmos pela borda fora todos esses sacrifícios.

Quando sabemos que essa nova geração de emigrantes altamente formados já não voltará tão facilmente nem pensam em aplica-lo no país, como o fizeram os emigrantes dos anos 60.


Por tal forma de encarar a vida na Diáspora pouco vale a Cavaco Silva apelar aos imigrantes para que sirvam de embaixadores em causa própria sobre o Portugal "País das Maravilhas" de Passos Coelho e do próprio Cavaco Silva, País esse que não consigo, já desisti mesmo de procurar, vislumbrar.

Não é possível conseguirmos suportar por muito mais tempo os sacrifícios que este "Pacheco" que nos governa e nos lança como aviso que ainda não se acabaram esses sacrifícios, a falta de respeito pela democracia participativa onde se inclui sem a menor dúvida o respeito pela Constituição Portuguesa e os órgãos de fiscalização da mesmo, assim como os diferentes partidos da oposição que proposta após proposta as vêm sistematicamente rejeitadas, não é nem deve ser por mais tempo imposta como se de uma ditadura se tratasse o regime em que vivemos.

Começa a ser altura de o País organizar um novo "reviralhos" para que a democracia, tal como em 1926, seja reestabelecida e deitemos borda fora estes neoliberais que nos governam como se de piratas se tratassem.

É bom de ver que a "Luta" continua.

Fiquem bem.

terça-feira, dezembro 24, 2013

Feliz Natal






sexta-feira, dezembro 20, 2013

A noite da vigia em Belém á porta de Cavaco Silva...

Boa noite.

Ontem, 19 de Dezembro, foi noite de romaria e vigília á porta da Presidência da Republica, em Belém, onde habita o homem mais despreocupado com a vida dos portugueses, tanto lhe faz que o país rume á miséria provocada pelo neoliberalismo do governo de Passos Coelho, mesmo sob um céu que a todo o momento ameaçava desabar em água.

Por lá apareceram manifestantes das mais variadas congregações para darem vivas, não a Cavaco Silva, mas á atitude tomada pelo Tribunal Constitucional que chumba por unanimidade corte de 10% nas pensões da função pública e á queda abrupta de três secretários de Estado, entre eles o demagogo e neoliberal, que revanchidamente deu como adquirido a perseguição a todo o custo dos Funcionários Públicos e pensionistas, eu diria mesmo que dos portugueses na sua maioria.

Mas esteve bastante bem preenchido o jardim fronteiro ao palácio de Belém.


A noite havia caído, e a chuva também por lá passou, talvez para aferir a resistência dos vigilantes da democracia, e os discursos andavam em companhia com as canções e os poetas, mas também por lá chegaram uns burros, á moda antiga já que não estamos muito longe desses tempos em que o "burro" era de carga, pois lá chegaram dois, um vindo do sul e outro do norte transportando o orçamento, mas ou foi pelo barulho ou foi por ter visto Cavaco Silva a espreitar por detrás das cortinas um fugiu e, lá carga fora que já estava farto do orçamento em cima dele, ai esteve de acordo com os portugueses.


E para o fim, como já referi no inicio, Arménio começa a discursar e lá vêm as notícias esperadas, inconstitucionalidade dos cortes nas pensões da Função Pública, e o fim do reinado do Rosalino, ele já estava a causar má impressão no governo com aquela calvície acelerada, e de mais uns insignificantes secretários de Estado.


Lá pelo fim cantou-se a Internacional, o Hino da CGTP e o Hino Nacional, chegando a hora da abalada que a noite estava fria mas com a alma aquecida pelo dever cumprido.


Deixo-vos por último o icono dos pasteis de nata .....



Fico com a ideia de que o Governo neoliberal de Passos Coelho se começa a desmoronar, ou será só um desejo?
Fiquem bem.

quarta-feira, dezembro 11, 2013

Como a Câmara Municipal de Sintra na gestão do PSD/Seara avençava os amigos cortesãos ...

Boa noite!

A comunicação social tem vindo a fazer referencia aos cortes anunciados e propostos pelo novo presidente da Câmara Municipal de Sintra, no valor referencias de 1.600.00,00€, Basilio Horta, dando o jornal regional "Expresso da Linha, um grande realçe aos valores cobrados pelos médicos que tinham avenças na áreea da saúde, tudo bém todos sabemos que os médicos nestas situações se fazem pagar bem.

Então e os outros avençados de prestações pouco conhecidas? desses não se fala?
Eram mais, ou são, mais que muitos e que bem esmiuçados farão muita confusão sobre a natureza das suas prestações para com a Câmara, com isto não quero que fique a ideia de que estou contra esta purga.
Só espero que agora não saiam os avençados ligados á área do PSD/CDS e daqui a dias entre o mesmo, ou maior, número dos da cor do PS.


Vasculhei nas últimas propostas aprovadas nas reúniões de câmara de dia 26 de Novembro e de 10 de Dezembro e nada sobre os avençados com quem a câmara terminou a sua prestação de serviço.



O que me leva a ter algumas dúvidas sobre se a grande lista de avençados vai mesmo diminuir a zero ou, tal como já ouvi, que havia sido dado um passo atrás nessa purga financeira, havia por lá de tudo, desde antigos presidentes de junta, antigos presidentes de clubes, engenheiros, eu sei lá que mais.

Pois, era do maior interesse sabermos com mais pormenores como os dinheiros dos nossos impostos eram gastos na governação de Seara.

Esperemos pelos próximos capitulos como bons municipes atentos á forma como somos governados.

Fiquem bem.

sábado, dezembro 07, 2013

Nelson Mandela o revolucionário o pacifista ....

Boa noite!

Não há como homenagear Nelson Mandela após a sua morte do que preservar a sua identidade como revolucionário, quer na luta armada,no inicio da sua vida, quer da forma pacifista que decorreu aquando da sua libertação.

Lembra-me desde sempre de ler como o apartheid na África do Sul era uma forma de segregação racial de uma pequena minoria para com uma maioria, que embora com direito a cultura, saúde, e educação, não tinha os mesmos direitos da minoria branca.

Durante anos as instâncias mundiais lutaram para que este sistema politico fosse derrotado, mesmo as mais diversas sanções não deram em nada, até que as transformações começaram a surtir efeito, após Pieter Willem Botha lhe ter proposto a saída da prisão quando descobre que o fim do regime se aproxima e tem de negociar com Mandela, caso abandonasse a violência, ele responde-lhe em 1985 que:


Foi com Frederik de Klerk, que havia substituído entretanto na chefia da África do Sul Pieter Willem Botha, que Mandela qual Mahatma Gandhi que de forma pacifista o apartheid na África do Sul chegou ao fim, e foi ele quem profundamente contribuiu para que este grande país se pacificasse.

Por essa altura corriam resoluções na ONU onde se votava pela libertação de Nelson Mandela, e onde os EUA de Ronald Reagan, a Inglaterra de Margaret Thatcher e Portugal de Cavaco Silva então Primeiro Ministro de Portugal., que hoje se faz esquecido dos tempos passados. 


Mas conseguiu melhor, no mesmo dia votou a favor e contra, caso estranho, não achem?


Mas Cavaco Silva hoje decidiu defender-se do que inevitavelmente não deixa de ser uma verdade, documentada pelos jornais da época, o Governo português mandou votar não á libertação de Nelson Mandela, e não vale vir com frases como de que era contra as guerrilhas porque quando se luta pela liberdade tudo vale para as alcançar, tal como sucedeu com as nossas ex-colónias em África, na Índia ou em Timor, e esta frase só demonstra que continua com mentalidade Salazarista.
As verdades mesmo em dia de homenagem têm de ser sempre vincadas, pois isso realça a dignidade de quem homenageia como de quem é homenageado.

Viva Nelson Mandela, paz á sua alma!

Fiquem bem.

quinta-feira, dezembro 05, 2013

As Agências de rating, os professores e a pobreza em Portugal.

Boa noite.

Que título mais estranho dirão alguns, mas tudo tem uma interligação, as agências de rating ou de notação financeira têm uma ligação intrínseca com a pobreza pela especulação e más análises feitas ás finanças dos países, dos bancos, das empresas, etc, com a agravante de terem e têm interesses nos grandes bancos financiadores das economias mundiais, desde sempre que os economistas conscientes vêm dizendo isto mesmo, mas agora foi a ESMA (Autoridade Europeia dos Mercados de Valores Mobiliários) que descobriu que os gestores e as equipas de comunicação a análise das economias que tinham uma forma promiscua de interferirem nestas conferencias de análise das economias dos países que as contratavam, e que ajudou a que o descalabro das economias fosse ainda maior.



Então vamos chegar á pobreza ou de exclusão social em Portugal, segundo o Eurostat, poderão atingir 25,3% da população total, ora aqui há uma percentagem da mãozinha criminosa das agências de rating que foram promiscuindo os dados entre os grandes interesses financeiros, de que fazem parte interessada e o endividamento dos países, empobrecendo as populações que juntamento com os governos se foi endividando, ora aqui está uma primeira ligação para o título.


E como chegamos aos professores, e ás outra classes trabalhadoras?
Pela mesmo motivo que o empobrecimento aumenta, este encontra-se intimamente ligado ao desemprego, e mais trabalhadores mandados para o desemprego vão engrossar as situações de miséria e pobreza num país já em recessão avançada, por muito que estes "Pachecos" nos digam que não.


Mas para assanhar mais a situação deste pobre país e aumentar as divisões eis que a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, vem com a retórica de que há lugares intocáveis para se protestar, como se um povo com fome olhasse a meios ou lugares para reclamar os seus direitos.

Enfim com toda a oposição a clamar por mudanças e o fim deste ministro da educação, eu diria mais todo o governo destes neoliberais deveria ir de abalada e ficar lá.

Como vêm tudo tem ligação quando as maldades atingem os indefesos e estes um dia decidem deixar de ser pacíficos, e se revoltam.

Fiquem bem.

terça-feira, dezembro 03, 2013

Os Estaleiros de Viana entregue a empresa com dívidas ...

Boa noite.

Parece que voltamos ao tempo de Sócrates, pois! lembram-se de quando lhe levantavam os "rabos de palha" e ele punha em tribunal tudo e todos, é isso mesmo só que agora o protagonista mudou, é nada mais nada menos o Ministro Aguiar Branco, sobre a "tirada" da eurodeputada Ana Gomes.






E tudo porquê, porque todos achamos, e estamos habituados, a que este governo nunca fala verdade, e porque digo isto? porque o eurodeputado João Ferreira do PCP diz que a Comissão Europeia não estuda nenhuma exigência á devolução de 180 milhões de euros




Então quem mente no meio disto tudo? podem questionar-se os portugueses já à muito habituados a que não lhes falem verdade.



Pois é e "o burro sou eu", nê?

Fiquem bem.