sexta-feira, novembro 29, 2013

Aos "amigos" o que é dos "amigos" mesmo que com dívidas ...

Boa noite!

Ficamos a cada dia que passa um pouco mais apreensivos, já nem é com o que vai acontecer de mal no dia seguinte aos reformados, aos funcionários públicos, desempregados, e que sei mais, mas também ás vendas ao desbarato do património que deveria ser protegido, e bem gerido, património esse que em qualquer país desenvolvido é gerido pelo Estado, pois, serve como suporte a um Estado Social que intermedeia e ajuda ao desenvolvimento do país. 

Estou neste caso a falar de um verdadeiro Serviço Público que além da distribuição da palavra escrita a leva aos cantos mais desertificados do nosso interior, claro falo-vos da privatização dos CTT.

Como todos sabemos, só Passos Coelho lhe interessa não saber, uma ínfima minoria de países privatizou o seu serviço postal, e um desses foi a Inglaterra, no tempo de Margaret Thatcher.

Bom mas hoje na realidade não vinha falar-vos dos CTT, mas sim de novo nos Estaleiros de Viana, e ao que podemos apurar pelo que os órgãos de comunicação dizem a Martifer não se encontra em grande forma financeira.

Já em 2009 a sua dívida aconselhava a venda de efectivos financeiros para o a amortização dessa dívida.

Mas as dívidas ao que parece não diminuíram desde esse tempo.

Vejamos que em 2013 as dificuldades financeiras não se atenuaram, e à Martifer que Aguiar Branco e Passos Coelho vão subalugar os terrenos e as instalações a troco de uma indemnização aos trabalhadores no valor de 30 milhões de euros que segundo o jornal Expresso irá subir, subir, fazendo com que o país se endivide mais, e onde cada português vai pagar através dos seus impostos 2,80€ podendo esse valor chagar aos 46,28€, pelo que agora é só fazer contas de somar e perceber como este governo neoliberal envia para o desemprego trabalhadores e desbarata dinheiro ingloriamente na sua fuga para a frente na forma experimental de conduzir uma politica económica que jamais deu frutos no Mundo, a não ser em país onde as ditaduras ferozes ou as maiorias não menos ferozes puseram o Povo na miséria, é isso que vai acontecer em Portugal se não se puser cobro a estas politicas.





E quem acredita, só Aguiar Branco e Passos Coelho, que a Martifer venha dar trabalho aos 400 desempregados, com grandes conhecimentos da industria naval, quando sabemos que tem outro estaleiro em Aveiro, a Navalria, então em que ficamos? como vão eles absorver os trabalhadores de Viana se eles querem deslocalizar a de Aveiro para Viana. 


Por último o Jornal de Negócios realça que no ano de 2013 a Martifer continua deficitária e com uma grande dívida por saldar ainda.



E deve perguntar-se com muito ênfase, se este negócio entre "amigos" não será uma forma de salvar uma empresa com prejuízos económicos, indo destruir ainda mais uma região do país que dado o seu afastamento das áreas de decisão vai empobrecer ainda mais.

Fiquem bem.

quinta-feira, novembro 28, 2013

Aos "amigos" o que é dos "amigos" ...

Boa noite.


Mais uma vez este governo, agora pela mão de Aguiar Branco, demonstra a sua incapacidade  e falta de humanidade para gerir a economia portuguesa, qualquer português de bom senso não vai compreender o porquê da factura a ser paga pelos portugueses em tempo de crise, provocada pela forma de governar do neoliberal Passos Coelho, gastar 30 milhões em despedimentos de 609 trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo para vir a receber da Martifer 415 mil euros anuais pela sub concessão dos estaleiros até 2031.

O Estado não só não conseguiu privatizar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), por imposição de Bruxelas, como vai ter agora de pagar o despedimento dos mais de 600 trabalhadores da empresa.O Negócios sabe que a factura em indemnizações deverá rondar os 30 milhões de euros, através de um plano amigável de cessação dos contratos. Um processo a concluir até Janeiro, altura em que o grupo Martifer, que ganhou a subconcessão dos estaleiros, pretende tomar conta da operação."

Mesmo garantindo a Martinfer a criação de 400 postos de trabalho nos próximos 3 nos, nada nem ninguém garante que esses postos de trabalho sejam dados aos trabalhadores despedido, sabendo que a politica de emprego da empresa contratante é de uma média baixa de idades.



Um grande negócio dirão muitos, e o mesmo farei eu, e direi mais isto cheira-me "aos "amigos" o que é dos "amigos"", pois isto não é mais que um crime económico de lesa Pátria.

O mesmo pensa o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que hoje se deslocou a Lisboa para falar com o grupo parlamentar do PS tentado assim carnalizar os esforços no auxilio dos trabalhadores do estaleiro de Viana.


Pois lá se vai mais uma empresa estatal de vento em poupa para as mãos dos privados, os neoliberais que nos governam somente pensam em desbaratar tudo a qualquer preço sem que o retorno seja de grande monta, EDP, CTT, Estaleiros de Viana, e muitas outras empresas seguem o caminho que seguiram as muitas empresas desbaratadas desde os tempos de Cavaco Silva.

Fiquem bem.

terça-feira, novembro 26, 2013

26 de Novembro de 2013 o dia da Indignação ...

Boa noite!

Os trabalhador do privado e do público, os reformados, os desempregados, em suma os deserdados deste país saíram à rua logo pela manhã numa jornada de indignação pela forma como o Povo está a ser tratado, onde cada vez mais a pressão sobre a dignidade de vida deste Povo martirizado por um aumento de custo de vida, onde a recessão vem aumentando de dia para dia, onde o desemprego não para de subir. 

Mas o dia não acabou sem que as indignações não pararam, e continuaram com um protesto inovador, a ocupação de ministérios.

Mas vamos lá à cronologia do dia da indignação.




Não é possível um país com um governo neoliberal poder ser sustentável com as politicas restritivas que este governo impões como bom aluno de uma Europa pouco humanista e que privilegia o grande capital, não é por acaso que surgiram este ano mais milionários, em contrapartida já tivemos cerca de 17% de desempregados, que descera pontualmente durante o Verão dada a sazonalidade provocada pelo turismo, mas que tendencialmente vai subir. E se formos um pouco perspicazes podemos reflectir na forma como vai ser perniciosa como o aumento das 40 horas na função pública se vai reflectir no enviar para o desemprego muitos trabalhadores do sector público.


Como podemos compreender para estes milionários surgirem da forma como surgem os pobres têm forçosamente de aumentarem, ou seja, a diferença entre ricos e pobres aumenta de forma descomunal.

Quanto ás 40 horas para o serviço público, a desinformação é enorme conseguindo assim dividir trabalhadores do privado contra os do público,  mas a realidade o que a Constituição diz é que o máximo de horas que um trabalhador deve fazer são 40, e não que todos devem trabalhar 40 horas, aliás no privado através da contratação muitos contratos são feitos para 35 horas, o que no sector público não existe. 
O que não é dado a conhecer é que os trabalhadores do sector público beneficiavam de 35 horas de trabalho e têm mais dias de férias porque durante anos não foram dados aumentos, desde 2006 que os aumentos salariais estão congelados.


Mas o dia da indignação ainda não havia acabado à hora do jantar, a essa hora havia dirigentes sindicais e manifestantes a ocuparem ministérios, e Passos Coelho após falar com Cavaco Silva cancela visita oficial á Lituánia.


Termino com mais uma foto da manifestação da praça fronteira ao Parlamento cheia.


Fiquem bem.

segunda-feira, novembro 11, 2013

Pum! Pum! mais uns tirinhos nos pés dos tinhosos que nos governam ...

Boa tarde 
Está a tornar-se uma autentica maratona conseguir escrever sobre este Governo de tinhosos neoliberais, dado que a todo o momento surgem situações perfeitamente caricatas de ministros que procurando protagonismo se esforçam por falar sem o menor consenso, e se uns assustam pelas medidas que preconizam, outros assustam quando falam do que não sabem, é coisa para nos questionarmos, "será que quando no Conselho de Ministros na reunião falam uns com os outros, ou já não têm nada para dizer? 
É assim, mais parece uma concertação desorganizada no bota a baixo Portugal.

Ontem, domingo, novamente aquele caduco do Ministro dos Negócios Estrangeiros foi franco atirador ao falar sobre a taxa de juro de 4,5% como meta para Portugal evitar um segundo resgate, mas afinal pensam ou não em haver um segundo resgate, é que se sim, todos começamos a perceber que a dívida é realmente impagável.

Mas hoje 2ª feira já veio dizer que era uma mera hipótese académica ...

É que sendo assim é uma perfeita trapalhada.
Mas estou mesmo em crer que o homem está cenil, senão vejam só que ele diz que estamos a sair da recessão técnica, eu não dou nada por tal estar a suceder, cada vez tenho menos ordendo para um mês que cada vez parece mais longo, nunca mais chega ai fim o mês nem este governo.




E a prova de que cada vez os Funcionários Públicos vão ter menos dinheiro, e eu por tal também, é o que diz a economista Teodora Cardoso, do Conselho de Finanças Públicas, que realça que para a Troyka os cortes salariais são definitivos.







E assim vai de vento em poupa este governo neoliberal de gente neoliberal ignorante do que o Povo sofre fazendo da sua intolerância e teimosia encaminhando-se para a catástrofe social qual Titanic em que a música só toca aquilo que eles querem ouvir. Já nem os seus apoiantes do passado os toleram.
Até quando irão perdurar na pilotagem deste país que se afunda a cada dia que passa. 

Mas há mais gente importante a falar contra as politicas deste governo, agora foi também Silva Peneda do Conselho Económico e Social.

Bom por agora é tudo.
Fiquem bem.

quinta-feira, novembro 07, 2013

Os fanáticos que nos governam não ouvem nada nem ninguém ...

Todos os dias nos chegam notícias de personalidades ou entidades idóneas que alertam os fanáticos que governam Portugal para a forma como as medidas que aplicam ao Povo português e que só tem aumentado a recessão.

Desta vez foi o Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, sobre a reforma do Estado ...

"Com a instituição da democracia, Portugal consagrou o ideal de uma sociedade inclusiva e equitativa, em que os cidadãos participassem nas escolhas coletivas, através dos seus representantes eleitos. Esse ideal permanece, mas realizá-lo exige reforçar a qualidade e a eficácia das políticas adotadas, o que supõe assegurar racionalidade e coerência a essas escolhas coletivas.

Esta não é uma questão trivial. Em primeiro lugar, como sublinhava Samuelson, não basta agir com boas intenções ou consagrá-las na lei: é necessário ter em conta as consequências de cada ato, não só as diretas e imediatas, mas também as indiretas e as que só mais tarde se manifestam. Um importante obstáculo a vencer neste domínio resulta da assimetria de informação com respeito aos custos e benefícios das diferentes medidas de política. Mesmo num sistema que garante a liberdade de informação e abstraindo da influência de grupos de interesses, essa assimetria pode favorecer a aprovação de decisões cujos efeitos vêm a revelar-se opostos às intenções que as motivaram. Uma explicação para essa incongruência consiste no facto de, com frequência, os benefícios das políticas serem mais clara e imediatamente visíveis do que os respetivos custos. A relativa brevidade dos mandatos políticos em democracia reforça a necessidade de ter em conta esta assimetria que, no entanto, não seria remediada por mandatos longos, os quais, por seu turno, facilitariam a captura do poder por grupos de interesses."

O CFP faz também uma análise pouco abonatória do OE2014, isto é, que o caminho será ainda mais longo do que o que é sugerido pelos nossos governantes ....

"O Orçamento do Estado para 2014 será o último a ser aprovado ao abrigo do Programa de Assistência Económico e Financeiro (PAEF) acordado na primavera de 2011 para vigorar durante um período de três anos, que expira em junho de 2014. A proposta de Orçamento do Estado para 2014 (POE/2014) tem, por isso, como finalidade explícita assegurar a conclusão desse Programa no prazo previsto. Tal implica o cumprimento das metas a que o país se obrigou, mas também a entrada no que a POE/2014 designa por “um novo ciclo de consolidação duradoura e de crescimento económico”, condições essenciais para restabelecer a confiança junto dos credores, nacionais e internacionais, assegurando que o Estado português retoma o acesso aos mercados financeiros com vista ao financiamento e gestão da respetiva dívida. Porém, para além das metas assinaladas na POE/2014, será essencial estabelecer, perante os mercados financeiros e os cidadãos em geral, a convicção de que um novo ciclo implica o compromisso com a redução sustentada do fardo que a dívida pública representa para a atividade económica"

Fiquem bem.

quarta-feira, novembro 06, 2013

Tabela de Salários da Função Pública (não oficial)

Vou deixar-vos apara apreciação a Tabela Salarial não oficial da Função Pública.

 Tabela de Salários da Função Pública (não oficial) 

Que vem demonstrar que esta redução salarial vai ter como reflexo um aumento da recessão económica.

Fiquem bem. 

terça-feira, novembro 05, 2013

Portugal é governado por uma "trupe" de fanáticos ...

Podíamos dizer que mais uma vez estávamos a ver o filme o filme do Titanic, onde a falta de recursos de segurança dos passageiros se tornava iminente a morte num naufrágio nunca imaginado, enquanto a banda toca valsas e valsinhas, mas não, estamos no século XXI e muito longe dos mares do norte, em Portugal mais propriamente.
Contra mares e marés este governo formado por uma "trupe" de fanáticos de todos os gostos, que num futuro poderão ser muito mais perigosos do que se espera dado a forma como estão a empobrecer podendo dar origem ao populismo de um qualquer "D. Sebastião" saído das brumas do anti-partidarismo.
 Após inúmeros pareceres internos e externos, CES, SEDES, OIT, figuras públicas de relevo, economistas. etc, o governo de fanáticos continua a governar em piloto automático e assobiar para o lado a canção do Titanic a afundar-se.

Ontem era o ministro da lambreta, aquele que trocou a mesma por um topo de gama pago por nós, Mota Soares, sobre o relatório da OIT, nada de novo que por cá já não tivesse sido dito e percebido pelo Povo, e que disse este menino de coro? Que o Salário Minimo Nacional não podia ser aumentado porque a Troika não o permitia, tudo isto é uma falsidade pegada, se é na concertação social que isto se resolve, porque razão quando no passado presente em concertação social os sindicatos e os patrões estavam de acordo em aumentar o SMN o governo de Passos Coelho vetou tal medida?

Também Cavaco Silva se pronunciou sobre a situação do aumento do SMN, dizendo que é na concertação social que tal tem de ser decidido, tudo bem, mas para um liberal como ele à tempos afirmou devia ter como atributos fazer perceber ao Governo que o Estado é o motor da economia e não o elemento destruidor da mesma e subsequente do País e do seu Povo.
M;as todos sabemos que Cavaco Silva dado o seu imobilismo é o pior Presidente que Portugal teve em democracia, e que o próprio PSD gerou o pior presidente e 1º Ministro, Passos Coelho, que o país teve. A fobia de um Presidente e um Governo do mesmo partido tem gerado o descrédito dos políticos porque todas as formas servem para alcançar os objectivos mais sórdidos que existem na vida politica.
Agora sim caminhamos para o atoleiro da pobreza de que saímos em 25 de Abril de  1974, caso não consigamos alterar as politicas deste governo através de eleições legislativas

No relatório da OIT é realçado que as margens do défice devem ser alteradas, que o governo deve promover o emprego, isto é, que o governo deve ser o motor interventivo na economia do país e não o contrário. .

Depois vem o fanatismo do ministro da educação com a proposta de aumentar os currículos do secundário nas disciplinas de Matemática e do Português, á qual junta agora a Físico-Química, mais uma vez contra todos os pareceres de personagens e associações ligadas disciplinas atrás referenciadas, onde só faltou dizerem que este ministro é um ignorante, propostas que á muito foram retiradas dos currículos escolares nos país desenvolvidos, se isto não é mais uma tentativa de destruir por dentro o ensino público o que será então. Mas, o mais grave é ouvirmos comentários de apoio sem demonstrarem o menor conhecimento sobre a matéria.


Pelo que lemos dos diversos relatórios passamos a perceber o porquê do pedido de demissão de Gaspar.

Por último fazer uma referencia a estudo feito pelo Centro de Estudos Sociais sobre a destruição duradoura dos orçamentos que medeiam os anos 2011-2014 que através dos cortes cegos e intoleráveis levaram a uma redução do défice mas, em contrapartida a um processo recessivo que tem empobrecido a maioria do Povo e a quase extinguir a Classe Média que como todos sabemos é o garante da Democracia.

Por tudo isto a greve de dia 8 dos Funcionários Públicos, assim como todas as que se têm realizado ou vão ser realizadas têm de ser encaradas como um garante da defesa da Democracia.

Fiquem bem.