quinta-feira, janeiro 31, 2013

Saudosismo .....

Os saudosos do passado estão agora a vir á tona da liberdade que obtivemos com o 25 de Abril, na maioria filhos de Abril que não sabem o que os portugueses passaram no Estado Novo.
Com isto não quero dar como certo, até pelo contrário, que o Eng. Sousa Veloso fosso um apoiante de Salazar ou Caetano.
Vejam só, e já que falamos no Eng. que apresentava o TV Rural, sejamos justos com os "Boys" do PSD e do CDS e vejamos um vídeo dessa época, já não estamos muito longe dessa época.


Mas para que estes "Boys" fiquem na totalidade satisfeitos eu recomendaria que vissem o seguinte vídeo das "Conversas em Família" de professor Marcelo Caetano, era mesmo professor e, não Dr como o Relvas, que representavam para os portugueses da época mais um aumento de impostos, implicando com isso um aumento do custo de vida para um povo desde sempre empobrecido. Lá chegará o tempo do nosso Pacheco de estimação, Passos Coelho, venha imitar o Professor. Adoro ouvir os "Relvas" deste país falarem em saudosismo quando nem de longe nem de perto sabem do que falam sobre os sacrifícios do Povo nessa época.



Para quem não viveu aquela época deve pensar primeiro se não está a ofender o Povo que tanto se sacrificou e lutou por mudanças.
Mas voltando á reativação do TV Rural, até que é caricato, depois de governos do PSD, Cavaco, terem dado cabo da atividade agricola e das pescas passem a vida a falar no voltar a cultivar os campos e ir á pesca.

Fiquem bem.

quarta-feira, janeiro 30, 2013

"Água - Operação Secreta": UE Promove a Privatização da Água

Volto ao tema da privatização da água em Portugal e, pelos vistos em toda a Europa, por imposição de Bruxelas, aconselho-vos a visitarem o site Água é de todos  



Deixo-vos o vídeo produzido pela revista alemã.



É interessante vermos como as populações vêm a forma como são espoliados dos direitos ancestrais em proveito do capitalismo feroz que assola a Comunidade Europeia, protestando na rua pala retirada desses direitos, a água é um bem insubstituível e universal, pelo que é de todos e geracional.

Fiquem, bem.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Hoje estou furioso!

Hoje estou furioso! 
Hoje vai uma de sarcasmo!
São estes os candidatos que o Partido Socialista tem para apresentar como candidatos ou simples intervenientes na politica portuguesa, é desta estirpe que o PS é composto?
Depois de ouvir o que este senhor tinha a dizer, atentamente mais que uma vez, fiquei espantado, como é possível que o PS esteja infestado de gente como esta, diria com ideias puramente salazaristas.




Como podem ver isto remonta a 2009, era o que nos esperava se Sócrates ganhasse, não seria melhor do que Passos, que é feito deste senhor? continuará como militante?


Mas este vídeo já tem alguns anitos, quatro, mas a música não parece ter mudado, só mudou o Maestro, pois que agora surge outro, o tal coordenador da saúde do PS que propunha a extinção da ADSE e já outro "parolo" vinha dizer "parolices", enfim é o que temos na oposição socialista.


 
Continuo furioso!
Fiquem bem

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Privatização da água e dos resíduos (parte II)

Com a aprovação da "proposta de Lei n.º 125/XII" o que está em causa são as formas abusivas como os governos neoliberais entendem a privatização de um bem comum como a água, tendo em conta que é o bem mais disputado pelo mundo fora, com populações que lutam por um balde de água e, temos Governantes por este mesmo mundo que negaceiam a água, como se a água não focasse um bem comum. Vou deixar-vos á consideração um artigo da autoria de Christian Aubin, publicado no site francês "Lá Grande Relève", uma tradução feita pelo site Esquerda.Net. Ficamos assim a saber que a 1 de Janeiro de 2010 o Município de Paris remunicipalizou a distribuição de águas, tendo com esta atitude baixado o preço em 8% em 1 de janeiro do ano seguinte. Ficamos também a saber que durante os 25 anos (1985-2010) de privatização das águas de Paris o aumento do preço foi de 260% , em Grenoble passou-se o mesmo, tendo a prestação deste bem público tido taxas de melhoria assinaláveis. Todos estas privatizações tiveram lugar nos anos 80 quando a Europa foi percorrida por uma vaga de neoliberalismo em que a figura de proa foi a Senhora Thatcher ....




Desde Janeiro de 1999, o jornal mensal La Grande Relève abordava este assunto num número especial intitulado “Mas para onde vai o serviço público?”. No caso da distribuição da água, nós interrogávamo-nos sobre o que acontece ao serviço público quando se transforma em serviço ao público com estatuto privado... É o modelo a seguir? Perguntávamos. Dez anos depois, a resposta a esta questão é dada pelas mobilizações cidadãs que põem em causa a gestão privada da água: 

Esta iniciativa pode ser considerada exemplar porque levantou os problemas da democracia, da tomada de decisão e da solidariedade na cidade, e porque mostrou o controlo que os cidadãos podem exercer sobre os serviços públicos. Para retirar a gestão da água das mãos do sector privado, os cidadãos tiveram de demonstrar o nível de corrupção implicado nas escolhas de serviço impostas pelos dirigentes da multinacional. Foram organizadas reuniões públicas, foram feitos controlos das facturas da água, contra a vontade das autoridades locais, foram apresentadas queixas para procedimento judicial, com o objectivo de obter justiça. O processo judicial foi longo e trabalhoso: o primeiro processo foi depositado em 1989; a Câmara Regional de Contas só pegou no dossier em 1995; só em 1997 o Conselho de Estado anulou a decisão da delegação do serviço público de água e o regime estabelecido pela multinacional, a seguir à delegação, foram anulados em 1998. O julgamento de recurso sobre o caso de corrupção só se realizou em 1996, enquanto que os factos tinham ocorrido entre 1989 e 1990 e foram revelados em 1993.



Uma pergunta fica no ar, como é possível que depois de tantos anos de irracionalidade governativa ainda apareçam governantes tentando aplicar ideias de caris ideológico que só vão prejudicar os cidadãos que confiaram, neles e, os mandataram para uma boa governação e, não para os empurrarem para a exploração e miséria.

 Fiquem bem.

domingo, janeiro 27, 2013

Privatização da água e dos resíduos (parte I)

No dia 25 do corrente mês foi dado o alarme geral quando alguém recebeu um e-mail com a informação de que a maioria tinha aprovado na Assembleia da República tinham aprovado o projeto de privatização das águas e resíduos sólidos.
Bem, o que encontrei, e depois vou fazer algumas considerações sobre o assunto deste post, mas como ia dizendo, o que foi aprovado foi Proposta de Lei 125/XII - Aprova os Estatutos da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, esta proposta de lei tem apensas mais uma serie de anexo que merecem ser lidos, claro que o diploma que foi aprovado foi "a Lei Orgânica do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT),consagrando a alteração da natureza jurídica da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, adiante designada ERSAR como entidade administrativa independente. .", mas nada nos diz que não irão mais longe, isto é só um principio.
Pergunto que interesse move este governo, e o próprio PS, para a privatização deste negócio que ao contrário do que muita gente pensa é de interesse público e não haverá nenhuma entidade que possa prestar um serviço público senão o próprio estado.
Mas vejamos o que diz o Governo pela voz da Ministra "A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, alertou no Parlamento para o "grande desequilíbrio económico e financeiro" nas águas e resíduos sólidos, enquanto a oposição se manifestou contra quaisquer intenções de privatização nestes sectores.
(.........)
Assunção Cristas alertou que o sector sofre um "grande desequilíbrio a nível económico e financeiro": a Águas de Portugal tem 42 empresas, três mil milhões de euros de dívida, um défice tarifário de centenas de milhões de euros e as dividas às autarquias superam os 500 milhões de euros, além de existir "uma grande iniquidade quando comparamos os preços no litoral e no interior". "
  Estranho tanta pressa em legislar nesta matéria quando já existe legislação anterior, como sabemos no setor já existem serviços de águas e saneamento privatizados ou concessionados.

E porque envolvo o PS nesta tramoia para com o consumidor, porque se analisarmos que no decorrer da apreciação e votação desta proposta de lei foram apresentados diplomas que iriam proteger o consumidor contra a tirania da privatização.

VOTAÇÕES EFETUADAS EM 2013-01-25

E assim vemos que o PS ou votou contra ou absteve-se, que garantias nos dá este PS de que o Estado, quer estejam na oposição quer venham a ser governo, algo mudará.

Fiquem bem.

sábado, janeiro 26, 2013

Porreiro pá! Os juízes já mandam laquear tropas ... ....

Já á alguns dias que tinha tido conhecimento nos noticiários da situação, algo estranha, da retirada de sete filhos de um casal de muçulmanos pelo tribunal de Sintra.
O mais estranho é que, ao contrário do que seria normal, estas crianças foram retiradas para adopção.
É estranho, não é? O Estado, por intermédio do Tribunal, o que deveria ter feito era apoiar a família, a que agora se chama vulgarmente desestruturada, desestruturados são mas é alguns magistrados da praça.
Primeiro dão a entender que queriam que a mãe fizesse uma laqueação de trompas, olha se o Salazar sabe, no seu tempo muitos filhos era riqueza.

“Não foi fundamento da decisão do tribunal, para aplicação das medidas concretas de protecção, qualquer incumprimento de hipotética obrigação de laqueação das trompas por parte da mãe dos menores”, sublinha o conselho num comunicado onde diz que órgãos de comunicação social fizeram referências “descontextualizadas” ao assunto.

Mas desculpem insistir no assunto, isto cheira-me mal, é que estas crianças não foram entregues a nenhuma instituição para mais tarde serem devolvidas á família, foram para adopção. Lembram-se de á não muito tempo notícias vindas de Espanha onde tinha vindo a lume notícias de que no tempo do franquismo crianças filhas de republicanos, e mais tarde mesmo nos hospitais desapareciam crianças que eram dadas para adopção? Pois isto cheira-me a trafego para adopção.
Quando um membro do CSM, Conselho Superior da Magistratura, levanta dúvidas, eu sinto-me no direito de pensar o mesmo.

O jurista, um dos sete vogais do CSM designados pela Assembleia da República, diz que um dos aspectos que lhe causam “perplexidade” no caso desta mãe é este: “Estes filhos não foram retirados para serem levados para uma instituição” até que a família se organizasse. “São retirados para adopção”, sem direito a visitas. Quando o normal seria que houvesse uma medida intermédia, defende. E mais: “Se há assim tanto perigo, que manda retirar sete, porque deixam com a mãe outros dois filhos menores? Para mim, é incompreensível. E leva-nos a pôr em causa a fundamentação do tribunal.”

Fiquem bem

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Porreiro pá! E o povo pá!

Pois é o Povo está tramado com as novidades que todos os dias são noticiadas na comunicação social. Lembram-se daquele anuncio sobre um hipermercado? Em que se argumentava que as novidades só no Continente era possível encontra, pois esse hiper é agora o nosso Governo e a maioria que o sustenta na Assembléia da República na companhia da Troika.
Pois a notícia mais sonante, e que vai no futuro afetar os cidadãos, é a da proposta de legislação das águas e tratamento de resíduos sólidos e líquidos.


E porque digo que quem vai pagar a fatura sãos os cidadãos, lembram-se dos problemas que nesta última semana sucederam com a falta de iluminação na rede eléctrica privatizada, com o Sr. Mexia a falar em 95% de resoluções e nós a vermos as televisões a mostrarem o contrario? pois somente passados alguns dias a EDP privatizada que não está para perder dinheiro com os cidadãos, quer tenham ou não luz, o que interessa é não perder dinheiro, e um situação que podia ter beneficiado as populações utilizando, por exemplo, os geradores portáteis das Forças Armadas, mas tal pedido só foi realizado depois de muita insistência dos médias.

Mas as aflições dos portugueses não se ficam por aqui.

De acordo com a revisão do memorando feita no âmbito da sexta avaliação do Programa de Assistência Financeira a Portugal, cujo texto foi divulgado hoje pelo FMI, a atual Lei da Mobilidade Especial precisa de ser alterada de modo a tornar mais simples os procedimentos necessários para a colocação de trabalhadores em situação de inatividade.

Ora bem, se associarmos esta notícia à privatização das águas e tratamentos de resíduos sólidos e líquidos, lá vai o batalhão de desempregados engrossar.

Lembram-se do tal relatório do FMI, isso onde atuava o tal funcionário espanhol do FMI Carlos Mulas Granados, foram encontrados "enormes erros" ....

Qualquer pessoa minimamente informada olha para aquele relatório e vê que é encomendado pelo Governo que, do ponto de vista técnico, é a coisa mais mal feita, cheia de erros enormes, alguns deles gravíssimos”, afirmou o professor que, no sábado, promete “desmistificar os números” numa conferência promovida pelo Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Institutos Politécnicos e Universidades (SPLIU), em Lisboa.

Por hoje é tudo.
Fiquem bem.

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Considerações pertinentes ...

Hoje vou deixar á vossa consideração algumas considerações de personagens da vida politica e intelectual que fazem parte das minhas leituras assíduas, mesmo que algumas estejam nos antípodas da minha ideologia.
Começo pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, que vem alertar-nos, alguns de nós já tinham uma ideia sobre o assunto, sobre a contrarrevolução que nos está ser imposta pela "Troika", ou seja, as imposições edeológicas que nos são impostas pelos nossos "usurários" são de preocupar o mais incauto do português.

(.........)


E se pensarmos que as ideologias dos partidos, aquando da sua formação em 1975, e que estão neste momento no poder são diametralmente opostas, estes perfilham ideais neoliberais, os outros perfilhavam ideais mais próximos do humanismo.
Deixo-vos com a opinião de outro dos meus eleitos para a leitura, Freitas do Amaral, independente de estar nos antípodas da minha ideologia á um politico que levo a sério junto com o professor Adriano Moreira, como vêm o meu pluralismo centra-se em pessoas interessantes, que estejam no centro democrático quer na esquerda revolucionária.


Eis uma observação o mais correta sobre a euforia destes políticos de pacotilha que estão neste momento no poder.
Mas hoje ficamos a saber que, talvez por os saloios que nos governam tenham vindo do mercado com os bolsos supostamente cheios de euros, ficamos a saber que o governo dos Pachecos
decidiu adiar a privatização da rádio/tv pública.


Mas cuidado que o tal Borges, aquele senhor que se diz que trabalhou na Goldman Sachs, que fala em empobrecer cada vez mais os portugueses ainda mexem ou então não ouviu o "Dr." Relvas na TV pública a ser entrevistado.
Fiquem bem

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Porreiro pá! Regressamos ao mercado ....

Hoje o país acordou e foi ao mercado, ficamos a saber foram transacionadas cerca de 10 mil milhões de dívida. Bom lá fomos ao mercado.



Há muitos Pachecos aderentes a este tipo de negócio.



Para quem pense que já amanhã vai voltar a ter o que lhe foi roubado nos subsídios, nas reformas, nos impostos, etc, está muito enganado, o que se está a passar não passa de mais uma aldrabice, uma acção de marketing.




que só vai servir os bancos.


E assim vamos contado e rindo ao som da mesma música que o "barítono" Passos Coelho nos canta e, só acredita quem quer, e como com papas e bolos se enganam os tolos.

Mas outra notícia sonante saltou para as páginas e telejornais deste país de "mercados" saloios.
Tószé (in)Seguro começa a ser contestado na "rua, diga-se Largo do Rato.

O antigo ministro socialista Pedro Silva Pereira entende que “o Partido Socialista precisa de fazer mais para se apresentar como uma alternativa credível” ao actual executivo de Pedro Passos Coelho. Silva Pereira, que falava numa entrevista à Rádio Renascença, defendeu que “a missão de qualquer partido, sobretudo do maior partido da oposição, é estar preparado e oferecer uma alternativa”. E acrescentou: “Creio que o secretário-geral do PS está consciente dessa necessidade de fazer mais. Quando [António José Seguro] diz que vai agora acelerar os calendários e o trabalho dentro do PS para apresentação de propostas adicionais está a sinalizar que pretende fazer trabalho em cima do trabalho feito para que essa alternativa do PS possa parecer aos olhos dos portugueses como mais consciente e mais credível”.

Por último trago-vos uma notícia de última hora.



Ficamos a saber quais as personagens que compõesm o "cartel" que nos tem estado a assessorar.
Fiquem bem.

terça-feira, janeiro 22, 2013

Porreiro pá! Os nossos "usurários" são uns gajos porreiros....

Hoje ficamos a saber que os nossos "usurários" são mesmo uns gajos porreiros, decidiram dar-nos mais tempo para podermos pagar a dívida, vamos é a ver se não é mais uma intrujice dos Pachecos que nos governam.
Mas houve logo festa no Governo com as muitas entrevistas que Gaspar deu, e o PS a cantar vitoria dizendo o mesmo do costume, o (in)Seguro veio logo fazer uma conferencia.

"Esta medida é uma medida positiva que vai ao encontro daquilo que o Partido Socialista sempre defendeu", afirmou à Lusa Eurico Dias, lembrando, no entanto, que o PS pediu em dezembro de 2012, "aquando do Conselho Europeu, a extensão dos prazos das maturidades dos empréstimos da 'troika' a Portugal", como aconteceu com o caso grego.

Mas não consta que tenha dito nada contra o facto de hoje mesmo os desempregados terem começado a ficar com menos 6% do seu subsídio de desemprego,

Os desempregados em Portugal começam hoje a sentir o valor da redução no subsídio de desemprego, em virtude do corte de 6% na prestação decretado no Orçamento do Estado (OE) para este ano.

consta que é para os obrigar a procurar emprego, mas uma pergunta fica no ar, onde?

Portugal foi o segundo país da OCDE, depois da Grécia, onde a taxa de emprego mais caiu no 3.º trimestre de 2012, recuando 2,5 pontos percentuais para 61,9%.

Uma coisa é verdade ficamos em segundo lugar num Europeu que por cá se realizou, e agora estamos em segundo lugar pela pior das situações que nos calhou em sorte graças á governação neoliberal do governo de Passos Coelho e do seu ministro das Finanças, Gaspar.

Como á tempos disse estamos muito próximo de um pós-guerra, ainda estamos em guerra contra a usura, como a 1.ª Guerra que levou a Inglaterra a enterrar as teorias neoliberais e a optar pela aplicação das ideias de Keyne.

Mas hoje ficamos a saber que este governo também tem um grande apaixonado pelo mar, tal como o Sr. Silva, pois é, Aguiar Branco, ministro da Defesa, fez hoje a defesa do Portugal marítimo, esqueceu-se que foi cavaco Silva que abriu o caminho para as autoestradas, não marítimas, mas terrestres, eu cá gosto mais de ir pelas nacionais, é mais divertido e económico.


O ministro da Defesa criticou hoje as verbas gastas "em excesso" nas últimas décadas na construção de auto-estradas e lamentou a falta de investimento no mar, que "verdadeiramente distingue e diferencia" Portugal dos restantes países.

(.........................)

"Temos um ministro da Defesa a procurar recursos que viabilizem a construção de dois navios oceânicos, como se fossem um capricho (...) temos um ministro da Economia a justifica na Assembleia da República a importância do investimento nos portos nacionais e temos que argumentar e justificar a importância do investimento em laboratórios do Estado como o IH", afirmou o governante.


Pois é hoje havia panos para mangas nas notícias que este pequeno país produziu.
Fiquem bem.

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Porreiro pá! Vamos acabar com a malandragem que trabalha no Estado (versos Funcionários Públicos)

Pois é! Ficamos a saber que o (des)Governo do Pacheco que governa este país em conluio com o neoliberal Gaspar e o Dr. Relvas querem dar o golpe final nos trabalhadores do Estado Português, há muito que os últimos governos vêm dando o mote de que a culpa a que o país chegou é dos seus trabalhadores, como podemos esperar que os patrões do privado tratem bem os seus trabalhadores se o próprio estado não o faz.
Há muito que se vem falando da existência, falsa, de que na administração pública existem trabalhadores a mais. Para resolver isso o relatório do FMI aconselhava,estão mal informados, a despedimentos na função pública, o que ao abrigo da Constituição Portuguesa não é permitido, mas esta rapaziada lá vai atirando o barro á parede, a última surgiu hoje nas conversações com os sindicatos.




Mas as tramoias deste (des)Governo do Pacheco que governa não se fica por aqui, vem de novo o ataque á ADSE, com muita mentira á mistura, porque segundo eles os Funcionários Públicos são favorecidos por este regime de saúde, mas esquecem-se de dizer que oe mesmos descontam mais que os privados para a Segurança Social, neste momento até a FESAP se está demarcando de João Proença, o tal que justifica assinar tudo o que tem levado os trabalhadores do público e do privado a perder regalias sociais em proveito dos senhores do capital.
Que diz a FESAP.


No entanto o Ministro da Saúde vem dizendo, com falinhas mansas como é seu hábito (lobo em pele de cordeiro), que o assunto tem de ser falado.


Assim com estas balelas lá se vai dividindo para reinar, isto é, virando trabalhadores do sector privado contra os do público.
Grande malandragem esta dos trabalhadores do Estado, é não é? assim que a maioria da população portuguesa pensa? assim se vai denegrido um classe de trabalhadores que dão o melhor pelo Estado, e que estes últimos governos vêm tratando mal.
Fiquem bem.

sexta-feira, janeiro 18, 2013

Porreiro pá! "Portugal" já está no fundo .... mas a música ainda é a mesma!

Hoje foi dia de debate na Assembleia da Republica com o Governo, mais do mesmo, o país está a sair da crise, no entanto logo as notícias desmentem esta situação.
Esta vida é uma chatice, pensa Passos, mas é bom de ver que quem sofre é o Povo.
E o mais do mesmo é o facto de todo o debate ser o jogo do empurra entre a maioria e o PS:


Mas o desmentido feito pela sociedade civil centra-se na dificuldade dos portugueses em "aguentarem" este aumento "brutal" dos encargos aplicados sobre o rendimento do trabalho.

É com muita angústia que vejo o pais encaminhar-se para o afundamento provocado por políticos saídos das juventudes partidárias com ideias pré-concebidas e sem a menor preparação técnica e política,ouvimos o Povo dizer, e com muita razão, de que já não há políticos.
Mas eles existem, mas onde andam esses políticos  estão na sua maioria amarrados ás ideias dos "Boys" que eles próprios criaram, quando decidiram dar-lhes a mão sem terem compreendido a sua impreparação, ou não se aperceberam da sua infiltração e conivência com sociedades secretas como a maçonaria.
Outros desses "Boys" surgiram vindos de fora do país sem terem a menor noção da realidade de portuguesa, vindos do mundo académico sem experiencia profissional e com ideias neoliberais vão levando o país cada vez mais para o fundo, o desemprego aumenta de dia para dia, e ainda se sentem no direiro de sugerir que se deve diminuir os sub´sídios de apoio aos desempregados porque isso os irá obrigar aprocurar emprego onde não existem empregadores com disponibilidade de emprego.
Mas hoje surge mais uma notícia do Estado musculado que estes tecnocratas pretendem instaurar, uma simples manifestação de estudantes liceais em Braga dispersada á base de gaz pimenta.


Portugal caminha para uma etapa difícil da sua vida, estamos a atingir patamares da década de 80, onde o analfabetismo atingia mais de 75% da população, foi assim que Salazar, e os fascista que o rodeavam e bajulavam, manipulou e dominou o Povo, não podemos que estes Pachecos nos levem a níveis iguais aos do Estado Novo, com a mentira de que temos de pagar a qualquer custo as dívidas indevidas criadas por governos do PS/PSD/CDS, nos últimos anos sem que o Povo tenha tido opção de escolha.


Por hoje é tudo
Fiquem bem.

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Porreiro pá! lá vai o barco ao fundo e a música a tocar ....(parte III)

Enfim! Acabou a referida conferência sobre a "refundação" do Estado e, o nosso  Pacheco , Passos Coelho, foi até frança ter com o Presidente Hollande "a Paris, não sabemos se vai visitar o estudante Sócrates mas sabemos que também anda por lá! já estou a ouvir muito menino da nossa praça a desejar que também ele fosse por lá ficar a estudar, não meus amigos infelizmente vai voltar para continuar a atormentar-nos com mais e mais mentiras, e o pinóquio era ele, Sócrates.
O nosso  Pacheco  ainda lhe perguntou se a França também iria cair no mesmo buraco onde se encontra Portugal, ao que Hollande lhe respondeu que a França não é Portugal, tal como Passos tinha dito da Grécia ...., pois meus meninos com ferro matas com ferro morres (ditado popular), e que disse o Presidente Frances em concreto sobre tal pergunta ....

À questão sobre se ponderaria seguir em França a mesma "receita de austeridade" que o Governo português tem seguido, o Presidente francês respondeu que "não", justificando a resposta com o argumento de que "as situações económicas são diferentes", e "os níveis da dívida não são comparáveis".

É bem de ver que ninguém quer ser a face de ninguém por esta Europa em decadência.

Mas fiquem os meus amigos a saber que Passos Coelho, Gaspar e Portas foram também dar um espetáculo no Olympia de Paris enquanto o barco chamado "Portugal" se afunda com os portugueses a bordo, como consta deste vídeo.




Ficamos também a saber que o FMI durante a conferência sobre a nova tranche que foi disponibilizada pata Portugal falou no consenso social que deve ser estabelecido por cá, o que para mim me parece algo difícil se tivermos em conta que o "brutal" roubo que o Estado está a executar ao bolso dos portugueses dificilmente levará a um consenso social estável nos próximos tempos. Quando no fim de Fevereiro, se não for mais cedo, os portugueses olharem para os recibos de ordenado lá se vai o consenso social ao fundo junto com o barco "Portugal".

O comentário assinado pela directora do FMI Nemat Shafik defende que Portugal ainda enfrenta, por um lado, incertezas a curto-prazo, e, por outro, “desafios económicos consideráveis” no médio-prazo. Uma coisa é clara para o FMI: “As autoridades [nacionais] precisam de orientar os seus esforços para a competitividade do comércio, para aumentar o crescimento a longo-prazo e para avançar para mais consolidação orçamental”.


E com aqueles meninos lá pela "estranja" a divertirem-se como atrás já vimos lá vai o Portugal "bananeiro" ficar sem um dia para gozar o carnaval, por que Dr. Relvas o disse, no ano passado, Dr. Relva fez disso lei.
Coitados dos portugueses vão ter menos um dia para desassocego das suas almas.


O Governo confirmou hoje que não será concedida tolerância de ponto no Carnaval este ano, adiantando que esse princípio vai manter-se, pelo menos, durante a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal. Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o secretário de Estado da Presidência, Luís Marques Guedes, disse que o mesmo princípio se aplicará à tarde da quinta-feira santa, repetindo-se a decisão de não conceder tolerância de ponto aos funcionários públicos.

E por acumulado a 5ª feira santa~....
Bom é o que temos por hoje.
Fiquem bem.

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Porreiro pá! lá vai o barco ao fundo e a música a tocar ....(parte II)

Bom! parece que hoje o nosso Pacheco mór, Passos Coelho, fechou a porta da conferência da chamada "refundação" do Estado, mas tal como no filme Titanic, os nossos músicos continuam a tocar embora Portugal se vá afundando a cada dia que passa com as medidas deste Governo, só que agora embora a dita conferência fosse para que todos os portugueses pudessem participar, foi á porta fechada, pelo que os nossos músicos tocaram mas o Povo não ouviu nada, já que a comunicação ficou do lado de fora da porta, e tal como no tempo do Estado Novo, o Povo só ouviu o que os novos fascistas quiseram que ouvisse.
E que disse o tal Pacheco que chefia o Governo que dirige a navegação deste país, onde os portugueses são maltratados todos os dias com a teoria de que gastamos mais do que podemos, coisas em que o Povo já não acredita como por exemplo:


Claro que tudo isto não passa de uma encenação para levar a bom porto as teorias neoliberais da escolástica de Chicago, de Milton Friedman, que durante anos tem estado recolhida, mas não a sete chaves como seria necessário, e que de tempos a tempos ressurge á luz do dia.
Mas, tal como no fim da 1ª Grande Guerra, as teorias da razão de John Maynard e Keynes e de Marx irão restabelecer a ordem econômica  e regular a desregularizada Globalização, pois não é com teorias neoliberais que os povos podem viver, e o tempo da escravatura já há muito que lá vai.
No entanto esse horizonte não se encontra muito longe pois o desemprego não é aquilo que pensamos, ou seja, é bem pior em Portugal mais de metade dos desempregados não recebem subsídio


Mas nem só de músicos que vão tocando enquanto o barco se afunda as notícias deram relevo, hoje alguém se insurgiu veemente contra algumas das opiniões dos tecnocratas que fizeram o tal relatório que tanta satisfação deu aos seguidores de Passos Coelho.


Fiquem bem

terça-feira, janeiro 15, 2013

Porreiro pá! lá vai o barco ao fundo e a música a tocar ....

Pois é! O barco, com o nome Portugal, vai se afundando, não porque tenha embatido num iceberg,  mas porque embateu na estupidez de alguns Pachecos que dizem governar o rumo deste barco, mas que o vão, isso sim, enviando para o fundo da economia europeia, claro com a conivência de muitos estados europeus que pretendem assim tornar-nos na China da Europa.
Hoje o Governador do Banco de Portugal deu mais uma machada nas mentiras deste governo de neoliberais, onde os deputados que sustenta a maioria falam sem a necessária convicção, ou nem se pronunciam (CDS), sobre o assunto.
E que diz o Governador do Banco de Portugal:


Tendo em conta o "brutal" aumento dos impostos sobre o rendimento das famílias, com maior incidência no IRS, Tabelas de IRS para 2013, se analgizarem a tabela em pormenor verão que os duodécimos referentes ao subsídio de férias vai desaparecer, mas o mais grave é que no fim do ano vai faltar mais dinheiro ao rendimento dos portugueses.
Por mais caricato que pareça decorre em Lisboa uma conferência sobre a reforma dos estado, onde se poeram ver diversas figuras do aparelho governativo e não só, mas nada irá transpirar cá para o exterior, como se isso não interessasse ao Povo, por tal circunstância os jornalistas ficaram á porta, é este paternalismo indecorado que se vai instalando na sociedade portuguesa que começa a ser preocupante.
Por tal atitude tudo nos faz lembrar o antigamente, ou seja a forma paternalista como Salazar tratava os portugueses.
Quero deixar-vos aqui algo que convém ler com atenção, ou seja, um artigo de Boaventura de Sousa Santos, sobre este Fascismo com figura de democracia que se começa a instalar em Portugal pela mão do PSD/CDS e na figura de Passos Coelho e Gaspar.


É um artigo interessante deste sociólogo que aflora pontos importantes da sociedade portuguesa.
Fiquem bem.

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Porreiro pá! O PS está (des)unido!!!!

Hoje as notícias de abertura de alguns noticiários davam relevância ao que o socialista Alvaro Beleza, será que é mesmo socialista?, sobre o acabar com a ADSE, conseguimos assim perceber que se o PS for para o governo, embora Carlos Zorrinho tenha vindo apressadamente dizer que é só uma opinião do coordenador do PS para a área da saúde “"Mas é a opinião pessoal do coordenador [Álvaro Beleza], mas não é a opinião do PS. Em todas as áreas de trabalho, o PS está a desenvolver debate interno. Nesse caso em concreto, não somos a favor da extinção da ADSE", declarou.“ bom! Mas se é o coordenador para a área da saúde o que vai suceder quando, hipoteticamente, tendo em conta que Alvaro Beleza pertence ao secretariado, o PS chegar ao poder?, algo vai mal no reino do PS, ou está infiltrado por gente com ideias neoliberais e o PS anda distraído e quem se vai ver confrontado com as mesmas medidas de Passos Coelho, embora Zorrinho diga o contrário, são os eleitores em futuras eleições que possam votar no PS.
Ficamos assim na dúvida se o PS, embora diga o contrário, não fará o mesmo e não pegará nas proposta recentes do FMI e não fará pior que o PSD, por tal é necessário o reforço eleitoral nos partidos da esquerda, incluindo a esquerda do PS.

Existem outras opiniões dentro do PE, a sua esquerda, que tal como Francisco Assis defendem uma negociação com a Troika para que exista em Portugal um governo de esquerda, mas essa esquerda não pode ser somente o PS, vejamos o que conta Assis:
PS deve dizer que o Governo já não tem condições para reformar - Assis O ex-líder parlamentar socialista Francisco Assis considerou hoje que é mais importante o PS dizer que o Governo perdeu condições políticas para reformar do que sustentar que não tem mandato para cortar quatro mil milhões de euros.

Esta posição foi defendida por Francisco Assis após a sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PS, que decorrem até terça-feira em Viseu, numa intervenção em que também advertiu os socialistas para os perigos de "uma astúcia" do executivo PSD/CDS, segundo a qual as atuais medidas são "uma fatalidade" porque a alternativa é a crise política.

Miguel Relvas desafia PS a tomar posição sobre extinção da ADSE O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, considerou hoje “positiva” a proposta de extinção da ADSE mas desafiou o PS a clarificar a sua posição e o que pretende fazer com os 400 mil beneficiários do subsistema de saúde. “É uma proposta que me parecia particularmente positiva, mas estamos à espera que o PS diga qual é que é a posição que vale, se a do porta-voz para o setor, e membro da direção, se a do líder parlamentar”, afirmou hoje o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas comentando a hipótese de a ADSE (sistema de proteção dos trabalhadores da administração pública) ser extinta caso os socialistas regressem ao Governo.

opinião sem sentido do coordenador da saúde do PS levam-me a sugerir-vos a leitura sintetizada de um artigo de Eugênio Rosa onde desmistifica e apresenta dados que com as medidas neoliberais deste governo em conluio com a Troika e os elementos do FMI que se deram ao "luxo" de apresentarem um relatório que um leigo entende ser catastrófico:

O FMI, UTILIZANDO DADOS INCORRETOS, DEFENDE MEDIDAS NEOLIBERAIS QUE DESTRUÍRIAM AS FUNÇÕES SOCIAIS DO ESTADO E LANÇARIAM O PAÍS NUMA RECESSÃO MAIOR
A pedido do governo PSD/CDS (mais um exemplo do servilismo ao estrangeiro deste governo que despreza o saber cientifico nacional), o FMI elaborou um “estudo” com o titulo: “Rethinking the State – Selected Expenditure reform options”. O objetivo é claro como o próprio titulo o diz:
“repensar o Estado”, ou seja, refundá-lo para utilizar as palavras de Passos Coelho. Para isso, é preciso começar por destrui-lo. Quem se dê ao trabalho de ler as suas 76 páginas em inglês (nem se deram ao trabalho de o traduzir em português) conclui que ele é mais um exemplo do neoliberalismo defendido pela escola de Chicago de Friedman, sendo o seu objetivo a destruição do Estado, ou seja, da Administração Pública e das funções sociais do Estado. O FMI, ignorando mais uma vez a Constituição da República Portuguesa (para estes “senhores” ela não existe), e sem a definição do que deve ser o Estado em Portugal, apresentou um “pacotão” de medidas que, aplicadas, destruiriam os sistemas públicos de saúde, educação, e segurança social e lançariam o país numa recessão económica ainda maior. E para fundamentar essas medidas de natureza ideológicas, o FMI não hesita em utilizar mesmo dados falsos e inverdades como iremos provar.

Assim com os ventos que espalharam a tempestade sobra para o mais fraco, o Povo português, que só demonstra a sua ignorância ao desprezar o direiro de alterar algo no acto de votar ...
Fiquem bem.

quarta-feira, janeiro 09, 2013

O FMI e o Banco Mundial mandam ... e mandam ...

Hoje os portugueses ao ouvirem as noticias veiculadas pelos órgãos de comunicação social, nomeadamente o jornal de Negócios que parece estar sempre bem informado sobre assuntos do governamentais, ou será que é o jornal do Governo, ficaram estupefactos sobre o estudo e as diretrizes propostas pelo FMI, parece que até neste organismo (usurário) internacional existem duas vozes as dos neoliberais, que visitam os países intervencionados, e a da senhora Christine Lagarde, este documento foi pedido pelo Governo português ao FMI e do Banco Mundial.
Ora o que propõe os neoliberais do FMI e do Banco Mundial? Mais cortes e mais cortes ….
 E o que iriam provocar na sociedade portuguesa estas propostas? Mais e mais miséria, o empobrecimento a níveis, estes sim, do tempo do Estado Novo de Salazar. Mas o mais caricato é que quem pediu este resultado foi o Governo português, aqui está desvendado o “tabu” que o social-democrata Marques Mendes, que cumpre muito bem o papel de porta-voz do governo, mesmo não sendo seu membro. Mas as vozes democráticas já se começaram a fazer ouvir:










Mas o ministro Mota Soares já tem os “cabelos” no ar, e começa a equacionar a hipótese de no futuro de se tornar o motorista de Paulo Portas quando o CDS se transformar no partido, não do táxi, mas da “lambreta” ……
Que raio de “Pacheco” são estes que nos governam, governam-nos como “crianças politicas”, em áfrica temos as “crianças soldados” por cá temos estes “l´enfant terribles” dos “jobs” do PSD/CDS …..
Fiquem bem.