sexta-feira, novembro 29, 2013

Aos "amigos" o que é dos "amigos" mesmo que com dívidas ...

Boa noite!

Ficamos a cada dia que passa um pouco mais apreensivos, já nem é com o que vai acontecer de mal no dia seguinte aos reformados, aos funcionários públicos, desempregados, e que sei mais, mas também ás vendas ao desbarato do património que deveria ser protegido, e bem gerido, património esse que em qualquer país desenvolvido é gerido pelo Estado, pois, serve como suporte a um Estado Social que intermedeia e ajuda ao desenvolvimento do país. 

Estou neste caso a falar de um verdadeiro Serviço Público que além da distribuição da palavra escrita a leva aos cantos mais desertificados do nosso interior, claro falo-vos da privatização dos CTT.

Como todos sabemos, só Passos Coelho lhe interessa não saber, uma ínfima minoria de países privatizou o seu serviço postal, e um desses foi a Inglaterra, no tempo de Margaret Thatcher.

Bom mas hoje na realidade não vinha falar-vos dos CTT, mas sim de novo nos Estaleiros de Viana, e ao que podemos apurar pelo que os órgãos de comunicação dizem a Martifer não se encontra em grande forma financeira.

Já em 2009 a sua dívida aconselhava a venda de efectivos financeiros para o a amortização dessa dívida.

Mas as dívidas ao que parece não diminuíram desde esse tempo.

Vejamos que em 2013 as dificuldades financeiras não se atenuaram, e à Martifer que Aguiar Branco e Passos Coelho vão subalugar os terrenos e as instalações a troco de uma indemnização aos trabalhadores no valor de 30 milhões de euros que segundo o jornal Expresso irá subir, subir, fazendo com que o país se endivide mais, e onde cada português vai pagar através dos seus impostos 2,80€ podendo esse valor chagar aos 46,28€, pelo que agora é só fazer contas de somar e perceber como este governo neoliberal envia para o desemprego trabalhadores e desbarata dinheiro ingloriamente na sua fuga para a frente na forma experimental de conduzir uma politica económica que jamais deu frutos no Mundo, a não ser em país onde as ditaduras ferozes ou as maiorias não menos ferozes puseram o Povo na miséria, é isso que vai acontecer em Portugal se não se puser cobro a estas politicas.





E quem acredita, só Aguiar Branco e Passos Coelho, que a Martifer venha dar trabalho aos 400 desempregados, com grandes conhecimentos da industria naval, quando sabemos que tem outro estaleiro em Aveiro, a Navalria, então em que ficamos? como vão eles absorver os trabalhadores de Viana se eles querem deslocalizar a de Aveiro para Viana. 


Por último o Jornal de Negócios realça que no ano de 2013 a Martifer continua deficitária e com uma grande dívida por saldar ainda.



E deve perguntar-se com muito ênfase, se este negócio entre "amigos" não será uma forma de salvar uma empresa com prejuízos económicos, indo destruir ainda mais uma região do país que dado o seu afastamento das áreas de decisão vai empobrecer ainda mais.

Fiquem bem.