domingo, dezembro 30, 2007

Jacqueline Nicole Vienneau

Pensava ter escrito o último "post" deste ano, ao desejar um FELIZ ANO DE 2008 , quando ao ler um artigo da revista Sábado, com o título "À procura de Nicole" surgiu em mim o desejo de ser solidário com a causa que leva neste momento um número incalculável de cibernautas e bloggers a distribuírem pelo mundo da Internet a fotografia desta jovem canadiana desaparecida desde o dia 31 de Março do ano que agora finda.

Aos 32 anos cumpria mais um dos prazeres de que se dava ao luxo de poder gozar, o de viajar sozinha pelo mundo dando unicamente notícias de 15 em 15 dias através de e-mail da sua existência como ser vivo.

A última notícia por mail chegou ao correio electrónico da mãe no fim de Março.

Em 19 de Abril, 21 dias depois de ter recebido o último mail, a mãe estranhando a falta de notícias quinzenais alertou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Canadá. Familiares e amigos começaram a difundir pela Internet pedidos de ajuda sobre a sua localização, alguém sugeriu que através do último mail se usasse um localizador do IP de onde havia sido enviado.
Ficou-se a saber que o último local onde havia sido vista foi num cibercafé em Hama, uma cidade no sul da Síria.

Vou deixar aqui alguns dos sites onde podem recolher informação e para onde podem dar pistas sobre este desaparecimento.

quinta-feira, dezembro 27, 2007

FELIZ ANO DE 2008

O ano de 2007 aproxima-se do seu termo.
Só nos resta olhar para cima e apreciar a foguetada do "nosso Primeiro", José Sócrates ......, esperemos que ele faça a festa, apanhe as canas e vá queimar foguetes para bem longe.

Desejo-vos um

Fiquem bem

O "nosso Primeiro", José Sócrates, falou á Nação no Natal!

Como sempre se passa nesta quadra festiva temos sempre alguém feliz, mesmo que essa felicidade seja á custa da desgraça de outros.
Ficamos a saber que o "país de Sócrates", através do "nosso Primeiro", José Sócrates, temos alguns problemas resolvidos, nomeadamente o desemprego e o défice controlado.

Disse o "nosso Primeiro" "que nos últimos dois anos e meio da sua governação a economia gerou 106 mil novos empregos. Falta assim criar 44 mil postos de trabalho para o Governo cumprir a promessa eleitoral de criação de 150 mil novos empregos até 2009.", então e os inúmeros desempregados que continuam a alimentar o Serviço Nacional de Emprego?

“Temos agora boas razões para acreditar que a criação de emprego vai prosseguir nos próximos anos”, afirmou o chefe de Governo na tradicional mensagem de Natal, emitida ontem à noite pela RTP 1. José Sócrates mostrou-se confiante no futuro de Portugal e disse mesmo que o País estará em 2008 preparado “para enfrentar os desafios e as incertezas da economia global”. Isto depois de 2007, segundo referiu, ter sido “um ano de recuperação e um ano de resultados positivos para o País”. Sócrates deu exemplos: “O défice orçamental ficará abaixo de três por cento, o que significa que as contas públicas estão finalmente controladas e que vencemos a crise orçamental dos últimos anos”.

Correio da Manhã

Como pode alguém vir desejar e falar de realidades que no dia a dia todos sabemos que são diferentes, basta vermos todos os dias as intermináveis filas de desempregados no Serviço Nacional de Emprego (SNE), sabendo nós que todos os dias fecham empresas e que o valor do desemprego é o mais alto da Europa,e não baixa do meio milhão de desempregados.
E onde param os desempregados que já não recebem subsidio e á muito deixaram de ter esperança e conseguirem um emprego digno.
Toda esta conversa como todos sabemos não corresponde á verdade, em Portugal a cada dia que passa a população tem mais dias de calendário a que já não corresponde qualquer valor do ordenado.
Gostava de ver os nossos governantes e deputados a viverem com ordenado correspondente ao "ORDENADO MÍNIMO".

Fiquem bem

sábado, dezembro 22, 2007

Mesmo no "país de Sócrates" há Natal ....

O Natal aproxima-se, estamos quase a ir cear, depois vem a troca de prendas com a família e os Amigos(as)........
Este ano “o nosso Primeiro”, José Sócrates, assinou as tolerâncias de ponto para o dia 24 e 31! Muito tolerante o “nosso Primeiro”
Mais um ano está quase a surgir no Horizonte da Vida, á meia noite do dia 31 vamos gritar VIVA 2008, e esquecer por momentos todas as dificuldades porque passamos.
Não será por muito tempo ……….


Natal. Cantam: "venite, venite...". - Vamos, que Ele já nasceu.

E, depois de contemplar como Maria e José cuidam do Menino, atrevo-me a sugerir-te: - Olha-o de novo, olha-o sem descanso.

(S. JME)


Votos de um Santo Natal e Bom Ano de 2008

domingo, dezembro 09, 2007

A cimeira UE-África no "país de Sócrates" .......... (2º dia)

12,30 horas

Algo vai mal nesta cimeira, o Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, por discordar dos acordos de parceria económica que se estão a negociar entre os países europeus e africanos que como é bom de ver não trarão nada de bom para os povos de África, bem pelo contrário é um sinal de que esta cimeira não irá servir senão para explorar ainda mais o continente africano e os seus povos.

"O Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, abandonou esta manhã os trabalhos da Cimeira União Europeia/África, em Lisboa, com um apelo a um boicote contra os acordos de parceria económica (APE) que estão a ser negociados entre os dois continentes."

"Numa declaração política divulgada por ocasião da Cimeira Europa/África, o Fórum da Sociedade Civil Euro-Africana disse que os acordos bilaterais de comércio livre, em particular os Acordos de Parceria Económica (APE), são um "claro exemplo negativo" da nova Parceria Estratégica. O Fórum acrescenta que esses acordos bilaterais de comércio livre são também incompatíveis com os processos de integração regional e continental, "que é suposto apoiarem". "

O Zé Manel, presidente da Comissão Europeia, em gesto de contra resposta diz que vão continuar a ser feitas negociações económicas em 2008 com o continente africano, esperemos que ele não se engane como aconteceu com a cimeira das Lajes sobre o Iraque.

"Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, avançou hoje aos jornalistas que a União Europeia (UE) vai continuar a negociar em 2008 acordos de nova geração (parceria económica) com países africanos."O nosso objectivo foi sempre, e continua a ser, concluir acordos de parceria económica, com o objectivo de reforçar a integração regional e garantir um desenvolvimento genuíno aos países africanos", disse. "Obviamente, isto é difícil porque implica mudanças. É uma mudança quer para os países africanos, quer para os europeus e isso exige tempo. A Europa compromete-se a continuar as negociações no próximo ano para alcançar esse objectivo", anunciou Durão Barroso."

Jornal Público

O motivo deste abandono estará nas "negociatas" que alguns países europeus não descuram de fazer a "bem" deles.
E notícia como esta levam-nos a pensar que esta cimeira não tem nada de "inocente".

"À margem da cimeira em Lisboa
Espanha assina acordo de dez milhões de euros com Estados da África Ocidental
Espanha e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (EcoWas) assinaram hoje, à margem da Cimeira UE/África, um acordo de cooperação no âmbito das migrações, desenvolvimento e infra-estruturas no total de dez milhões de euros.O acordo foi assinado pelo presidente da EcoWas, Mohamed Chambas, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Angel Moratinos. "Este memorando de entendimento de dez milhões de euros vai insistir na educação, dar mais poder às mulheres do continente africano, ajudar no desenvolvimento das infra-estruturas e facilitar a maneira de controlar e regular os fluxos migratórios", disse Moratinos."

Jornal Público


18,00 horas

Terminou a cimeira UE-África com discurso de vitória por parte do nosso autista "nosso Primeiro", José Sócrates, diz que foram cumpridos "todos os grandes objectivos" .

"O primeiro-ministro português José Sócrates declarou, no discurso de encerramento da Cimeira União Europeia-África, que durante os dois dias da iniciativa foram cumpridos "todos os grandes objectivos". No entanto, lembrou que a História fica agora com uma página em branco para escrever.

"Cumprimos todos os grandes objectivos a que nos tínhamos proposto", declarou Sócrates, lembrando a adopção de uma estratégia conjunta, um plano de acção e um mecanismo de monitorização para o acompanhar. Os líderes africanos e europeus assumiram ainda uma agenda para responder a desafios como a paz, os direitos humanos, a imigração e as alterações climáticas."

O Zé Manel também se pronunciou sobre o assunto:

"O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou que a relação entre a União Europeia e a União Africana que resultou da cimeira de Lisboa ultrapassa em muito "uma relação entre políticos e diplomatas: relança também relação humana entre os dois lados do Mediterrâneo". "Vivemos um momento muito importante", disse Durão Barroso. "Desta cimeira sai um plano de acção para os próximos três anos, contemplando as áreas das migrações, da energia, dos direitos humanos, das alterações climáticas e da investigação científica"."

O presidente em exercício da União Africana (UA), John Kufuor, também se pronunciou mas, pelo que podemos ler das intervenções dos diferentes lideres africanos e das "negociatas" particulares que cada um fez com os europeus o consenso é fraco.

"União Africana considera que a cimeira foi um "êxito"

O presidente em exercício da União Africana (UA), John Kufuor, considerou hoje que a II cimeira União Europeia-África foi "um êxito" e que terá "certamente um grande impacto na nova era da globalização". "O sucesso desta cimeira reflecte o empenho e vontade dos dois continentes e abre grandes expectativas a África e a Europa", afirmou Kofuor. "

Jornal Público

Mas será que assim foi?, como podemos justificar os abandonos prematuros do presidente do Senegal, ao que me parece e, não ouvi nada em contrário não é nenhum ditador, ou a falta ao jantar de personalidades do continente africano.

Até Romano Prodi tem algumas dúvidas:

Cimeira UE-África: Romano Prodi reconhece que “não está a ser fácil” negociar novos acordos comerciais

19,20 horas

É interessante lermos a opinião dos jornalistas africanos que fizeram a cobertura da cimeira UE-África.

"Saudando unanimemente que a cimeira UE-África tenha finalmente acontecido ao fim de sete anos de adiamentos, os jornalistas africanos que vieram a Lisboa aos dois dias de encontro ao mais alto nível destes dois continentes, e que falaram ao Expresso, insistem que é preciso "aguardar para ver resultados em concreto" antes de lançar foguetes. "

"Ismael Iboun é o mais radical a achar que não há razão para festa e classifica a cimeira como "nula", uma oportunidade perdida de "levantar as barreiras à imigração" e de "rever os acordos de parceria económica". O nigeriano acredita que África "tem muitos e bons exemplos de defesa dos direitos humanos e de boa governação" e que é a UE que "não ajuda os africanos" a conter os fluxos de imigração ilegal: "O Níger e um país de trânsito, a imigração ilegal passa toda por aqui em direcção à Líbia e a Marrocos (e, de seguida, à Europa) e não recebemos ajuda nem meios para a deter". "

De palavras a actos

Bom ao que parece a opinião dos africanos não se ajusta muito á dos europeus, ou seja, á euforia do "nosso Primeiro", José Sócrates, e do Zé Manel.

Fiquem bem

sábado, dezembro 08, 2007

A cimeira UE-África no "país de Sócrates" ..........

14,45 horas

Está a decorrer no "país de Sócrates" uma cimeira UE-África onde um dos temas que o "nosso Primeiro", José Sócrates, tipo menina do olho, são a defesa dos direitos do Homem em África.
Hé pá, e nós? que tem feito este "nosso Primeiro", José Sócrates, senão encaminhar-nos para o subdesenvolvimento em nome do DÉFICE, conseguindo que 2 milhões de portugueses estejam na miséria, e 3 milhões onde o ordenado não chega ao fim do mês, ou seja existe dias a mais para o ordenado.
Não vou contestar os milhares de euros que vão ser gastos nesta cimeira para que no fim os europeus nem consigam eliminar do seu subconsciente o, ainda, complexo do colonialismo, e viu-se como isso ainda é latente na cimeira dos países da América do sul e a os países ibéricos, onde, o Rei, com o ar de colonialista e rei absoluto de Espanha ao mandar calar o Presidente eleito da Venezuela, Hugo Chaves, "por que no te callas?".
Enquanto os países que da Europa se sentirem colonizadores e não deixarem de tentar tutorar as antigas colónias, os conflitos não deixarão de existir.
Como podem os países europeus tentar mediar os conflitos em África se ainda não conseguiram mediar e pacificar os conflitos étnicos que existem á décadas na Europa, nomeadamente em Espanha entre os povos de língua espanhola e os de língua basca, onde a ETA desenvolve uma luta armada de libertação, sendo que neste caso o assunto se estende ao sul de França. É que o povo Basco está por estas bandas á mais tempo que os franceses e espanhóis, e onde os políticos europeus têm feito tábua rasa desde sempre sobre o assunto.
E que dizer do povo curdo? para quando forçar os Turcos a dar uma pátria para este povo que está em luta pela sua existência como nação á décadas.
E que dizer do povo Sarauis, Sara Ocidental onde a Frente Polizário manteve uma guerra de libertação contra os colonizadores espanhóis e agora luta pela libertação da tutela de Marrocos.
E porque chamamos criminoso a Mugabe, que o é, ou a Kadafi, este tenho as minhas dúvidas, se o não fazemos contra Bush, Blair, Aznar, que até parece ter patrocinado o golpe contra Chaves ou mesmo o Zé Manel, que reconheceu á poucos dias ter sido enganado sobre a necessidade de um ataque contra o povo iraquiano.

19,00 horas

Fiquemos a saber quanto custa a Cimeira UE-África aos cofres do "país de Sócrates":
"Dez milhões de euros é o custo da cimeira UE-África que serão integralmente suportados pelo Estado português, esclareceu ontem o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros."

Jornal Público

Lá se vai os aumentos intercalares dos Funcionários Públicos e dos privados .....
E no fim de tudo o que se passar nesta cimeira, não trará nada de novo para as populações africanas que lá vão continuar a passar fome, a ter os seus "ditadores" de estimação, as suas guerras que unicamente servem para os países ocidentais ganharem dinheiro, no fundo nada se alterará.

21,30 horas

As notícias sobre as diferentes intervenções dos estadistas africanos vão de encontro a uma verdade inquestionável, o COLONIALISMO ainda é um fantasma que assombra os europeus.
E isso mesmo é dito por Omar Konaré, presidente da Comissão da União Africana (UA), é da mesma opinião:

"Discursando na sessão de abertura da II Cimeira Europa-África, Omar Konaré afirmou que “é tempo de África enterrar o seu passado colonial” e alterar o seu actual modelo de desenvolvimento, baseado na “lógica da economia de contabilidade” e na exploração “recursos naturais brutos”."

Para este estdista, tal como para Kadaffi e muitos outros a própria ONU tem défice de democracia:

"Konaré pediu também uma “profunda reforma nas Nações Unidas”, lembrando que África não tem sequer um representante permanente no Conselho de Segurança."

Jornal Público

E esse fantasma teima em partir para o mundo das trevas, enterrando anos de COLONIALISMO, onde a escravatura em África, á mistura com o tráfico de negros para as Américas como mão de obra escrava, foi do mais maléfico que os brancos ditos cultos praticaram.
Hoje continuam a tentar tutelar para continuar a explorar as riquezas dos africanos, sem com isso trazer mais valias para as populações ou a paz.
Fiquem bem